Antecedentes da ONU

   

Em 1899, realizou-se na cidade de Haia (Holanda), a Conferência Internacional da Paz, para elaborar instrumentos que pudessem resolver crises pacificamente, evitar guerras e desenvolver regras internacionais de convivência entre os países. Sessão da Liga das Nações, em Genebra, na Su�ça, em 15/11/1920Com objetivos semelhantes, foi criada a Liga das Nações, estabelecida em 1919, no Tratado de Versalhes, na França. Considerada a precursora da ONU, tinha como missão “promover a cooperação internacional e alcançar a paz e a segurança”. Os seus membros originais eram: a Grã-Bretanha, França, Japão sendo que depois entrou a Alemanha e URSS. Os EUA foram um dos idealizadores do projeto, mas não se tornou membro de fato. A entidade encerrou as atividades depois de falhar em evitar a eclosão da Segunda Guerra Mundial.

 As negociações que levaram à criação da ONU começaram cedo, quando os países aliados (bloco contra a Itália, Alemanha e Japão) se reuniram e decidiram assinar uma declaração em reforço da paz mundial em 1941. Em 14 de agosto do mesmo ano, Franklin Roosevelt (EUA) e Winston Churchill (1º ministro ING) assinaram a Carta do Atlântico, o que representou o princípio do cooperativismo internacional em nome da paz do planeta. 

Declaração pelas Nações Unidas, assinada em Washington em 01/01/1942A expressão “Nações Unidas”, cunhada pelo presidente norte-americano Roosevelt foi utilizada pela primeira vez na Declaração das Nações Unidas, em 1º de janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, quando representantes de 26 nações expressaram a intenção de continuar lutando contra os países do Eixo (Alemanha, Japão e Itália). 

As negociações avançavam rapidamente por causa da continuidade da guerra. Em 30 de outubro de 1943, representantes da China, EUA, URSS e França se reuniram em Moscou e reforçaram a idéia de criação de uma organização de países em prol da paz e segurança mundial. Isso surtiu um efeito e em 11 de fevereiro de 1945, na Conferência de Yalta (Ucrânia), surgiu a idéia primitiva da ONU, o que viria a ocorrer meses depois.

 FONTES: 1) http://www.onu-brasil.org.br/conheca_hist.php 

                  2) http://www.suapesquisa.com/geografia/onu.htm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: