Conflito Israel X Palestina – Faixa de Gaza e Cisjordânia

O conflito israelo-palestino envolve a disputa dos dois povos pelo direito à soberania e pela posse da terra ocupada por Israel e pelos territórios palestinos.

O impasse teve inicio no século XIX, quando judeus sionistas expressaram o desejo de criar um Estado moderno em sua terra ancestral e começaram a criar assentamentos na região, na época controlada pelo Império Otomano.

Desde então, houve muita violência e controvérsia em torno da questão, assim como vários processo de negociações de paz durante o século XX e ainda estão em andamento.

Tanto israelenses quanto palestinos, reivindicam sua parte da terra com base na história, na religião e na cultura.

·     Os israelenses, representados pelo Estado de Israel, têm soberania sobre grande parte do território, que foi conquistado após a derrota dos árabes em duas guerras: o conflito árabe-israelense de 1948 e a Guerra dos Seis Dias, de 1967.

·      Os palestinos, representados pela Autoridade Nacional da Palestina (ANP), querem assumir o controle de parte dos territórios e estabelecer um Estado Palestino soberano e independente.

No conflito de 1948 em que se instaurou a discórdia em relação à independência de Israel, houve a participação das forças de paz da ONU, de forma pacífica, sempre com a intervenção e ação do CS.

Mesmo com os boinas azuis, houve um índice muito alto de mortes o que levou à condenação de Israel pela ONU.

Grandes partes dos palestinos aceitam as regiões da Cisjordânia e da faixa de Gaza como território para um futuro Estado palestino. Muitos israelenses também aceitam essa solução.

Uma discussão em torno dessa solução ocorreu durante os Acordos de Oslo, assinados em setembro de 1993 entre Israel e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), que permitiu a formação da ANP. No entanto, Israel e ANP não chegaram a uma posição comum.

Apesar de vários outros acordos e planos de paz (ex: Camp David e o Quarteto para o Oriente Médio [presença da ONU]), a situação que se vê ainda hoje é um impasse.

Atualmente, há uma nova crise na região, com o violento embate entre os dois principais grupos palestinos: Fatah (direção tradicional, favorável a um entendimento com os israelenses) e Hamas (organização islâmica radical que defende a destruição de Israel. O Hamas venceu as eleições parlamentares em 2006, mas as grandes potências e Israel se recusaram a negociar com este governo. As diferenças internas se acirraram e chegaram ao embate armado, que culminou com a divisão de territórios em junho de 2007: o Hamas passou a controlar a Faixa de Gaza e o Fatah, a Cisjordânia.

 

Vídeo – Palestina

http://www.youtube.com/watch?v=UcyEofgUF3Q

 

Vídeo – Gaza: Zona de Morte Israel/Palestina

http://www.youtube.com/watch?v=l0aEo59c7zU

 

 

REFLEXÃO:

Como que os Acordos de Oslo e ANP não resolveram o problema? Então, por que agora, ainda os palestinos se matam uns aos outros?

  

 

 

 

FONTE:

http://www.passeiweb.com/saiba_mais/voce_sabia/conflito_israel_x_palestina

Guia do Estudante – Atualidades Vestibular 2008

Págs. 76 a 79

 

4 Respostas to “Conflito Israel X Palestina – Faixa de Gaza e Cisjordânia”

  1. kamilla Says:

    esse texto é muito bom

  2. giselle Says:

    bem…e muito estranho vc ver dois paises brigandu por algo valioso,
    mas,que nessa guerra os deixa tao futeis…
    aff…
    pq ele s nao param pra pensar que tantas pessoas estao morrendo pos culpa deles…
    ninguem merece,,,
    depoi falam que por amor a Deus

  3. Isaac Says:

    O palestinos não vão descança quando colocarem israel no chão. E engraçado que quando Hamas o outro lança foguetes em israel paises exteriores como [ frança,russia ou qualquer um ] não dar valor nas vidas perdidas judaicas ,por causa de um disturbio terrorista . A guerra em si baseia se no islamismo em si que obriga a ser de sua doutrina . exemplo e um grupo islamico na india tentando foca um territorio indiano pra eles , como se fosse deles e não e . si prolonga havera varios islamicos no mundo e um deus sanguinario!!!!

  4. anonimo Says:

    afs se eles pensassem que deus ja resservou esse lugar para os israelences…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: