Guerra do Kosovo (1999)

O termo Guerra do Kosovo ou Conflito do Kosovo é usualmente usado para descrever dois conflitos armados e seguidos na província sérvia.

19961999: Conflito entre forças de segurança sérvias e Jugoslávia e o Exército de Libertação do Kosovo (ELK), uma guerrilha formada por integrantes de origem étnica albanesa que lutava pela independência da província.

24 de Março10 de Junho de 1999: Guerra entre a Jugoslávia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte[1], quando a Otan atacou alvos jugoslavos, seguiram-se os conflitos entre a guerrilhas albanesa e as forças sérvias e formou-se um grande número de refugiados.

 

Deportações e “limpezas étnicas” envolvendo tensões entre os sérvios – cristãos ortodoxos de origem eslava – e muçulmanos – bósnios (eslavos) e kosovares (origem albanesa) – são antigos nos Bálcãs. A suspensãMapa de Kosovoo, em 1989, da autonomia de Kosovo (província sérvia de maioria albanesa à qual o Marechal Tito dera certa liberdade) gerou um movimento separatista, logo transformado em luta armada com a formação do Exército de Libertação de Kosovo (ELK), apoiado pela Albânia.

Recusando-se a perder mais territórios, o líder sérvio Milosevic intensificou a repressão à província em 1998, com a justificativa de proteger os sérvios. Uma nova “purificação étnica” aconteceu.

Fracassadas as negociações de paz em 1999, a OTAN realizou bombardeios e ocupou Kosovo. Uma missão de paz da ONU vem organizando a administração, repatriando refugiados, desarmando o ELK e protegendo a minoria sérvia.

Porém, atualmente Kosovo já conseguiu sua independência através da escolha certa do momento político em relação à Sérvia só que ainda luta pelo reconhecimento internacional.

 

Vídeo – Indepedência de Kosovo

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM791180-7823-INDEPENDENCIA+DO+KOSOVO+E+DEBATIDA+NA+ONU,00.html

 

 FONTE:

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL302307-5602,00.html

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/servia.htm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: